• imprensacoreconsp

Nota Econômica Semanal referente a Pesquisa Mensal de Serviços – PMS

Setor de Serviços tem queda de 7,8% no volume de serviços em 2.020

A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou uma queda de 7,8% no ano de 2.020, com relação ao mês anterior, gerou uma retração de 0,2%, reduzindo a tendência de queda iniciada no período de das restrições implementadas para contenção da pandemia.


Outro fator que se julgava pudesse frear o ritmo da retomada dos serviços é a aproximação de janeiro, momento em que os programas do governo, ligados à pandemia, de apoio a famílias (dos quais o principal é o auxílio emergencial, que já havia sido reduzido pela metade em setembro) e de manutenção de emprego saem do ar.


É preciso cautela ao analisar o resultado porque há segmentos que ainda mostram grande dificuldade para reagir. Ainda na comparação com o ano passado, serviços profissionais e administrativos ainda têm queda forte por causa do turismo, das feiras e congressos e serviços de limpeza.

À medida que as incertezas com a pandemia forem diminuindo, com avanços na imunização e na reabertura da economia, o setor de serviços tende a ser beneficiado.



31 visualizações0 comentário