• imprensacoreconsp

Nota Econômica Semanal - Pesquisa Mensal de Serviços, por Carlos Eduardo Oliveira

Setor de Serviços tem avanço 1,7% no volume de serviços


A Pesquisa Mensal de Serviços (IBGE) apresentou um avanço de 1,7% no mês de outubro, frente ao mês anterior, reduzindo assim o acumulado do ano que gerou uma retração de -8,7%, reduzindo a tendência de queda iniciada no período de das restrições implementadas para contenção da pandemia.

Avaliamos que o setor de serviços deve continuar apresentando desaceleração da taxa de crescimento nos dois últimos meses deste ano. Principalmente, porque o retorno mais rápido dos serviços prestados às famílias aos níveis pré-crise deve ocorrer somente após o controle da pandemia, haja vista que é fundamental para melhorar a situação do mercado de trabalho.

O prazo de recuperação da economia depende do período de duração do isolamento social, com retomada somente a partir de 2021, o setor espera por ações do Governo para acelerar a retomada da economia. O dado reportado reforça nossa visão de retomada da atividade econômica, mas com o desempenho do setor de serviços defasado em relação ao observado na indústria e no varejo.

32 visualizações0 comentário