Corecon-SP promove debates sobre a Economia na Política, Ética, Justiça Social e Meio Ambiente

Conselho Regional de Economia de São Paulo promove debates sobre quatro temas fundamentais na sociedade atualmente; encontros fazem parte do Mês do Economista, celebrado em agosto


O Corecon-SP (Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo) realiza durante este mês de agosto uma série de debates em comemoração ao Dia do Economista (13 de agosto).


Os encontros entre grandes especialistas serão realizados na sede da entidade, na capital paulista, com participação presencial restrita de 30 profissionais e acesso ilimitado de participantes de forma online.


Todos poderão assistir a quatro debates, cujos temas foram escolhidos de acordo com a importância deles no momento para a sociedade brasileira – Política, Ética, Justiça Social e Meio Ambiente.


O conselheiro do Corecon-SP, Luis Paulo Rosenberg, explica que “foram selecionados os quatro temas mais palpitantes da nossa profissão hoje em dia e que serão abordados de forma pluralista, mas também técnica. Vamos mostrar para os economistas e para todos os interessados o quanto podemos contribuir nessas áreas de atuação”.


O primeiro debate sobre “Economia e Política” acontece no dia 8 de agosto, sempre às segundas-feiras, trazendo debatedores com experiência nestes dois setores que convergem em tempo integral. Até onde vai a utilização do conhecimento técnico do Economista, da sua capacidade de analisar e até quantificar o impacto de diferentes políticas econômicas?


Nesse dia, o encontro apresentará o papel do Economista neste cenário e os cuidados para que ele não assuma ou defenda os interesses políticos, deixando de aplicar os instrumentos econômicos.


Na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, um dos temas mais esperados e delicados: “Valores Eticos e Economia”. O que o Economista tem a dizer sobre questões de gênero, legalização das drogas, aborto e de que forma todas essas práticas e ações impactam na economia do país.


“Esse é um tema sensível, mas muito empolgante. Por isso, traremos pessoas de alto nível para tratar o assunto com técnica, paixão e objetividade”, afirma o conselheiro do Corecon-SP.


No dia 22 de agosto, o tema será “Economia e Justiça Social”.


“Em um país com a desigualdade social do Brasil é absolutamente primordial que esse tema seja foco de uma discussão e o Economista está presente nesse setor. O debate terá uma ênfase em educação, mas também em questões complementares, como cotas, programas sociais, sempre fazendo uso técnico do instrumental da Economia”, diz Rosenberg.


Para finalizar a série de debates do Mês do Economista, acontece no dia 29 de agosto o encontro sobre “Economia e Meio Ambiente”. Especialistas, com suas diferentes visões falarão sobre leis de proteção ao meio ambiente; economia liberal x economia social.


Confira os temas de todos os debates:


08/08 - Economia e Política


  • Coordenador – Presidente do Corecon-SP Pedro Afonso - Perito em Economia e Finanças nos âmbitos Judicial, Extrajudicial e Arbitral, Consultor especializado em Recuperação e Reestruturação de Empresa,

  • Apresentador - Luiz Gonzaga Belluzzo - Economista e Consultor, com carreira destacada nas áreas acadêmicas, empresarial e na atividade pública.

  • Debatedor - Roberto Brás Matos Macedo - Ph.D. em Economia pela universidade Harvard (EUA); professor e ex-diretor da Fac. de Economia da USP; ex-Sec. de Política Econômica do Min. da Fazenda; ex-presidente do IPEA Consultor econômico e de ensino superior

  • Debatedor - Luis Paulo Rosenberg - Economista e Consultor, com carreira destacada nas áreas acadêmicas, empresarial e na atividade pública. Bacharel em Economia pela USP, Mestre e PHD em economia pela Vanderbilt University


15/08 - Economia e Valores Éticos – em breve


22/08 - Economia e Justiça Social - em breve


29/08 - Economia e Meio Ambiente


  • Coordenador – Presidente do Corecon-SP Pedro Afonso - Perito em Economia e Finanças nos âmbitos Judicial, Extrajudicial e Arbitral, Consultor especializado em Recuperação e Reestruturação de Empresa,

  • Apresentador - Carlos Eduardo Frickmann Young - Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Economia pela Universidade de Londres - University College London (1997). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ)

  • Debatedor - Luis Paulo Rosenberg - Economista e Consultor, com carreira destacada nas áreas acadêmicas, empresarial e na atividade pública. Bacharel em Economia pela USP, Mestre e PHD em economia pela Vanderbilt University

  • Debatedor – Aurélio Libanori



Serviço


Mês do Economista do Corecon-SP

Horário – das 18h às 19h30

Local – Corecon-SP (Rua Líbero Badaró, 425 – 14º. Andar – Centro – SP)

Inscrições para evento presencialhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScg8AGpJ6uN4bGkpkDTbwlLXgztwQWjfLPyb1MRg6qWPOcHCw/viewform


Para assistir ao evento de forma online, acesse o link - https://us02web.zoom.us/j/89674632067?pwd=V0ZScHRrYnhpT05lVUI5eHVxdGNLQT09







215 visualizações0 comentário