Descomplicando a Economia: O que é IPCA e INPC?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) são alguns dos indicadores de inflação mais utilizados no Brasil. Eles são calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas medem situações diferentes.


O IPCA é calculado com base no consumo de famílias que ganham de 1 a 40 salários-mínimos por mês e utilizado pelo governo para o controle das metas de inflação. Para o ano de 2022 a meta é de 3,50%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Já o INPC é calculado com base no consumo de famílias que ganham de 1 a 5 salários-mínimos por mês e é um dos índices mais utilizados nas negociações salariais.

Além disso, há índices calculados para várias capitais de estados brasileiros. Em setembro de 2022 a média nacional do INPC dos 12 meses anteriores era de 7,19%; o menor índice foi verificado em Porto Alegre (4,25%), enquanto o maior encontrava-se em Salvador (9,63%).


Existem também outros índices de inflação, calculados por outras instituições. Mas este já é um tema para outra edição do Descomplicando a Economia.


#IPCA #INPC #economia #descomplica #cofecon #corecon


*Com informações do Cofecon










41 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo