CORECON-SP, SINDECON-SP e Fundação SEADE se aproximam visando parceria para utilização de dados






O Vice-Presidente do CORECON-SP e Presidente do SINDECON-SP, Pedro Afonso Gomes, e o Conselheiro José Marcos de Campos, Vice-Presidente Técnico do SINDECON-SP estiveram na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, no dia 12/02. Na oportunidade, os Economistas do CORECON-SP e do SINDECON-SP foram recebidos pelo Chefe de Gabinete, Sérgio Meirelles Carvalho, e Luiz Henrique Proença Soares, Assessor Técnico da Diretoria Executiva da Fundação. O Economista Carlos Antônio Luque é o Presidente do Conselho Curador da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE). Numa longa e produtiva reunião, os dirigentes trataram da aproximação das entidades, no sentido de que os Economistas possam se abastecer das informações, dados e pesquisas oferecidas gratuitamente pela SEADE em suas atividades profissionais, o que facilitaria em muito os trabalhos ligados a diversas áreas de atuação dos profissionais da categoria, notadamente a Perícia Econômica. Os Economistas Pedro Afonso Gomes e José Marcos de Campos fizeram uma apresentação das atividades do CORECON-SP e SINDECON-SP e colocaram as entidades à disposição para uma próxima apresentação trimestral dos dados da Fundação SEADE. Da parte da Fundação, o Chefe de Gabinete Sergio Meirelles de Carvalho e o assessor técnico Luiz Henrique Proença explicaram que a SEADE, fundação vinculada à Secretaria de Governo, é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Informaram ainda que realiza pesquisas diretas e levantamentos de informações produzidas por outras fontes, compondo acervo, disponibilizado gratuitamente, que permite a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do estado, de suas regiões e municípios e de sua evolução histórica. As habilidades que a instituição desenvolve continuamente a capacitam para a criação e aprimoramento de metodologias e ferramentas para a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, o que tem levado instituições das mais diferentes áreas de atuação a contratá-la para a prestação de serviços técnicos. Para disseminar sua produção, a Fundação Seade orienta-se pelas seguintes diretrizes:


  • Uso da internet como principal instrumento de disseminação;

  • Gratuidade de acesso;

  • Disponibilização de todo o acervo recente de informações;

  • Disponibilização, sempre que possível, dos microdados resultantes das pesquisas;

  • Fornecimento de metadados, como definições, classificações utilizadas, notas que sejam relevantes para a compreensão da informação;

  • Pesquisa e desenvolvimento permanente de sistemas e ferramentas para apresentação de informações;

  • Transferência de tecnologia e compartilhamento de soluções com instituições congêneres e parceiras.

  • A aproximação das entidades com a Fundação foi promovida pelo Economista José Roberto Cunha, ex-presidente do Corecon-SP e Sindecon-SP.


Os dirigentes das entidades estiveram acompanhados dos respectivos profissionais de Comunicação, Hélio Perazzolo, do CORECON-SP, e Regina Cintra, da SEADE. Os jornalistas irão desenvolver formas de trabalho para uma ampla divulgação dos dados, análises e estatísticas oferecidos e como os Economistas e a sociedade em geral podem se beneficiar dessas informações, que abrangem os 645 municípios do Estado de São Paulo. Para obter esse universo de dados acesse o site da Fundação SEADE: https://www.seade.gov.br/


21 visualizações
CoreconSP

Sediado desde 2006 no atual prédio, o Conselho Regional de Economia - 2ª Região - SP – CORECON-SP – conta atualmente com 20 mil inscritos, distribuídos entre a capital e as onze delegacias regionais. 

Email: imprensa@coreconsp.org.br

Telefone: (11) 3291-8700  Telefone: (11) 3291-8701 

Endereço: Rua Líbero Badaró, 425 – 14º. Andar – Centro – São Paulo–SP - 01009-905

Email Newsletter 
Pesquise no site

© 2019  por Econ360 Desenvolvimento de Negócios