Câmara aprova PEC dos Precatórios, que abre espaço para o Auxílio Brasil




A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira, 9, a votação da PEC dos Precatórios. O texto passou em segundo turno com 323 votos favoráveis contra 172 contrários. A PEC 23/2021 é considerada fundamental pelo governo de Jair Bolsonaro para financiar o Auxílio Brasil, programa substituto do Bolsa Família, que pagará 400 reais para 17 milhões de famílias até o fim de 2022, ano em que o presidente deve concorrer novamente ao cargo.


O texto aprovado estabelece um limite para o pagamento dos precatórios, que são as dívidas judiciais do governo, e mexe na correção do teto de gastos. Com as mudanças, será possível abrir um espaço  91,6 bilhões de reais no Orçamento do próximo ano, bem mais do que o necessário para pagar os 50 bilhões de reais que faltam para bancar o auxílio turbinado. Ao todo, o novo Bolsa Família está orçado em 84 bilhões de reais. Atualmente, há 34 bilhões de reais previstos para o programa.


Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/camara-aprova-pec-dos-precatorios-que-abre-espaco-para-o-auxilio-brasil/








17 visualizações0 comentário